Foto: Raul Moreira

No último dia 17 de setembro ocorreu a edição Ler sem Livros, dos Encontros CESAP, com o professor Roger Chartier, no Teatro João Theotônio. O tema em discussão foi a leitura para além do suporte livro.

Foto: Raul Moreira

 

A conferência “Ler sem livros” foi ministrada pelo professor Roger Chartier, da École des Hautes Études en Sciences Sociales. Durante sua exposição, o professor buscou tematizar a respeito das diferentes práticas de leitura contemporâneas que extrapolam o objeto livro, a partir de diversos outros suportes, como os tablets e celulares, considerando as relações entre os leitores e os diferentes dispositivos utilizados. Dentro desta perspectiva, Chartier se ancorou na tese sobre a Ilusão Biográfica, de Pierre Bordieu, para defender o argumento de que as narrativas das memórias sobre nossas leituras são formadas a partir de recordações imprecisas de experiências pessoais que podem estar situadas na imagem que cada um tem de si mesmo. E desenvolveu o tema relatando sobre as diferentes formas de mediação da leitura, pela escola ou pela televisão, sobre questões relacionadas à autoria e sobre como todos esses fatores influenciam em nossa relação com a leitura.

Foto: Raul Moreira

 

A palestra foi seguida de uma sessão de perguntas da platéia, que pôde debater o tema com o professor. A apresentação foi realizada pela professora Maria Isabel Mendes de Almeida, coordenadora do CESAP e Pró-reitora de pós-graduação e pesquisa da Universidade Cândido Mendes, que buscou estabelecer um diálogo entre a conferência e a atual pesquisa do CESAP: Territórios Literários.

Foto: Raul Moreira

Agradecemos a todos que prestigiaram nosso evento.

 

Equipe CESAP com o professor Roger Chartier