Veja como foi o evento “Territórios Literários: cidade, juventude e leitura” de 24 a 26 de abril de 2019.

Coordenação: Maria Isabel Mendes de Almeida, Lilian Alves Gomes, Thaís Costa da Silva

O evento “Territórios Literários: cidade, juventude e leitura” foi realizado entre os dias 24 e 26 de abril de 2019  pelo Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESAP) da Universidade Cândido Mendes (UCAM) e contou com patrocínio da CAPES via edital de apoio à eventos. Na ocasião, reuniu estudantes, pesquisadores e acadêmicos de diversas áreas, bem como o público em geral interessado no tema para debater sobre práticas de leitura contemporâneas que confrontam a repetição da afirmativa de que o brasileiro, e em especial, o jovem, lê pouco, objeto da atual pesquisa do CESAP.

Assim realizamos cinco sessões. A conferência de abertura, que contou com a presença da professora da PUC-SP Lúcia Santaella, abordou a hipótese do livro como o único dispositivo, entre todos os demais meios de leitura, que tem a possibilidade de ser uma “prótese reflexiva”. Já na segunda mesa, que foi dividida por professoras da ECO-UFRJ e do PPCULT-UFF, as conferencistas abordaram diferentes práticas leitoras que se fazem nos usos da cidade que, em certa medida, subvertem as funções pretensamente determinadas aos territórios.

O terceiro encontro buscou reunir interlocutoras que exercem e observam diferentes práticas leitoras em suas vivências e que atuam significativamente nas redes digitais. No último dia, o workshop de atenção foi uma oportunidade de estender o olhar ao outro em uma prática de escutatória, generosidade e cuidado. Por fim, a conferência de encerramento, que contou com a palestra do diretor da FLACSO – Argentina, professor Luiz Alberto Quevedo, trouxe questionamentos e proposições para a abordagem de jovens, tecnologias e práticas leitoras na contemporaneidade.

Todas as conferências foram gravadas e em breve estarão disponíveis nas redes para o público interessado que não pôde estar presente. Acompanhe em nossa página do facebook: https://www.facebook.com/ucam.cesap.

Veja alguns registros do evento:

Conferência de Abertura: professora Lucia Santaella (PUC/SP)

Subjetividade, cidade e leitura: Janice Caiafa (ECO-UFRJ), Ieda Tucherman (ECO-UFRJ) e Ana Enne (PPCULT-UFF)

Mesa Leitores e Seguidores: Tauana Jeffman, Taís Bravo, Stephanie Ribeiro e Letícia Brito

Wokshop de Atenção: Alex Castro

Conferência de Encerramento: Professor Luiz Alberto Quevedo – FLACSO Argentina

Equipe CESAP (e professor Quevedo): Fernanda Lima, Alessandra Martins, Lilian Gomes, professora Maria Isabel Mendes de Almeida, Thaís Costa, Edegardo Freitas e Fel Sabrina